Dom Paulo

Dom Paulo retorna a Montenegro

Nomeado pelo Papa Francisco em janeiro deste ano, administrador apostólico da Diocese de Nova Friburgo no Rio de Janeiro, Dom Paulo retornou para a Diocese de Montenegro nesta semana.

Muito alegre e disposto como é característica de Dom Paulo, já em sua residência em Montenegro, o bispo emérito aos poucos retoma sua rotina. Depois de 5 meses à frente da administração da Diocese fluminense, Dom Paulo, conta dos desafios que encontrou neste período.

Lá encontrei uma Diocese com quase um milhão de habitantes, 60 paróquias, mais de 70 padres, muita pobreza e um estilo de vida diferente do que temos no Rio Grande do Sul…Minha missão lá foi ajudar, escutar.”

Em vídeo Dom Paulo fala sobre seu retorno

Diocese de Nova Friburgo faz agradecimento à Diocese de Montenegro

Ex.mo e Rev.mo Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva, Revmos.

Presbíteros, Prezados irmãos e irmãs da Diocese de Montenegro,

Gratidão! É o que nós da Diocese de Nova Friburgo desejamos expressar à Diocese de Montenegro, que nos concedeu pelos últimos cinco meses seu Bispo Emérito, Dom Paulo Antonio De Conto, para pastorear e administrar nossa Igreja Particular.

Incansável e zeloso, Dom Paulo restaurou estruturas e corações, resgatou sorrisos e, em muitos, renovou o ardor em servir à Igreja de Cristo. Com o seu carisma peculiar, batizou-nos também por Diocese da Alegria, fazendo florescer um tempo novo com sua alegre e inspiradora presença.

No primeiro mês de seu pastoreio, Dom Paulo visitou diversas comunidades. O começo de sua caminhada peregrina deu-se em uma das comunidades mais humildes da Diocese, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, situada no distrito de Riograndina, em Nova Friburgo. Após este primeiro passo, prosseguiu evangelizando e entretendo a muitos com suas histórias, testemunhos e inúmeras pegadinhas.

Mesmo em meio à pandemia de COVID-19, nosso Administrador Apostólico manteve-se de pé. Incansável, prosseguiu com a sua missão e reinventou-se, como muitos. Descobriu e apostou nas redes sociais como um meio, um caminho para continuar próximo ao clero e ao povo de Deus, sem se esquecer daqueles que deixou no Sul, comunicando-se diariamente com muitos e levando uma palavra de ânimo a todos. Quanto cuidado, quanto amor!

Quanto ao Clero, cuidou do presbitério desta Diocese como um verdadeiro e sábio pai. Acolheu, amou, amparou, orientou, renovou a esperança de muitos, tornando-se uma inspiração. Durante a quarentena ocasionada pela pandemia, manteve inquieto no desejo de estar próximo dos sacerdotes, e foi ao encontro. Dedicou-se por uma semana a visitar os presbíteros em suas residências. Com prudência, venceu as barreiras sanitárias encontradas em diversos municípios e tornou-se próximo.

Neste imenso território episcopal, composto por 19 municípios, somando-se uma área de 7.423,47 Km², 60 paróquias e uma população de quase um milhão de habitantes, o sentimento é unânime com o retorno de Dom Paulo à Montenegro um sentimento: saudade. Contudo, esta será particular. Nos recordaremos dos primeiros momentos em sua companhia, de seus ensinamentos e tudo que realizou. Mas também haverá a saudade daquilo que poderíamos ter vivido, dos abraços que não foram dados, dos momentos de partilha e visitas impedidos de acontecer pela presença de um vírus, que nos afastou fisicamente, mas não inibiu a semeadura desse nobre Bom Pastor.

Certamente este capítulo da história da Diocese de Nova Friburgo foi escrito em páginas especialmente raras, recordado um tempo fecundo no qual, mesmo na adversidade da distância física, a presença de nosso Administrador Apostólico produziu ricos frutos de renovação, alegria, fraternidade, colegialidade, esperança e amor.

Gratidão a Dom Paulo De Conto, pelo seu sim à Igreja e por tornar-se inspiração e motivação para nós. Gratidão à Diocese de Montenegro por irmãmente nos permitir conviver e experimentar os frutos da presença de seu Bispo Emérito em nossa Diocese e por nos acompanhar com solicitude em nossas necessidades, não medindo esforços em auxiliar das mais diversas formas, mas principalmente com suas orações. Gratidão ao Papa Francisco por enviar-nos tão ardoroso pastor e guia. Gratidão a Deus pelo carinho paterno com esses seus filhos, e, se ainda é possível pedir algo mais ao Pai do Céu, suplicamos: continue a cuidar de Dom Paulo e das Dioceses de Nova Friburgo e Montenegro.

Nova Friburgo, 30 de junho de 2020