Conheça o novo brasão da Diocese de Montenegro

O segundo brasão da Diocese de Montenegro, foi criado para a comemoração dos 15 anos de sua instalação. O novo brasão irá compor as identificações visuais da Diocese de Montenegro, bem como timbrado em documentos gerais e ainda em divulgações oficiais de comunicação e ações pastorais.

Mitra: O escudo repousa sob a Mitra, representando a autoridade espiritual e a dignidade episcopal do prelado que nela governa. Da parte inferior da Mitra saem duas ínfulas na qual o bispo está a ser guiado pela palavra, do antigo e novo testamento.

Cruz: A cruz processional ornada, representa a riqueza da cruz na vida do cristão e lembra que nela foi Jesus Cristo foi imolado, para a salvação da humanidade. Ela de forma simples, representa o grau hierárquico da diocese sufragânea da Arquidiocese Porto Alegre.

Báculo: Símbolo do pastoreio, que faz alusão a figura do Cristo Bom Pastor, que dá a vida por suas ovelhas, bem como a vida doada do bispo pela diocese.

Cordeiro: São João Batista, nosso padroeiro apontou para Jesus e disse: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Jesus é o cordeiro imolado em favor da humanidade.

Vermelho: Recorda o sangue derramado por Jesus na cruz e o martírio de São João Batista.

Concha e águas: Estes dois símbolos representam o batismo, sinal da vida nova em Cristo. A água recorda também os rios que cortam o território de nossa diocese.

Alfa e Ômega: As letras A e Ω , representam Jesus Cristo, Ele que é Início, meio e fim, representando também a força do verbo divino.

Criação: Victor Oliveira – Ano: 2023