Diocese de Montenegro marca os 15 anos de instalação com a Dedicação da Catedral

O dia 22 de outubro para a Diocese de Montenegro passa a ser agora a data que marca a Solenidade de Dedicação de sua Catedral. Num sinal de comunhão e unidade, fiéis de todas as 30 paróquias que compõem a Diocese de Montenegro, estiveram reunidos na celebração litúrgica de Dedicação da Catedral São João Batista.

Esta celebração, ponto alto das comemorações dos 15 anos de instalação da Diocese, tem por significado, marcar a unidade do povo diocesano. A Catedral, mais que um edifício, é também a “Igreja Mãe” de toda a Diocese, casa (lugar estável)  onde a Igreja Viva (comunidade) se reúne, para ouvir a Palavra de Deus, para louvar e rezar, para celebrar a Eucaristia. Um Lugar consagrado ao culto.

Em sua homilia, Dom Carlos Romulo destacou: “Esta igreja é de todos nós, de toda a Diocese… Por isso todos foram convidados para vir aqui, como num Santuário, porque todos somos Diocese de Montenegro, a Diocese da Alegria”.

Dentro dos ritos que compõem a celebração de Dedicação, a unção e dedicação do Altar foi um momento especialmente significativo. Dom Carlos, auxiliado por Dom Paulo, nosso primeiro bispo e hoje emérito, e Dom Clemente Weber que foi vigário episcopal quando ainda éramos Vicariato ungiram com o óleo do Crisma o Altar do Santo Sacrifício. Logo após, os padres que foram párocos da Catedral durante o processo de criação da Diocese e revitalização da igreja ungiram as cruzes fixadas nas colunas laterais.

Com esta celebração a Catedral torna-se o centro da Diocese, sinal da união, amor e fé do nosso povo, que todos os anos no dia 22 de outubro celebrarão a Solenidade da Dedicação da Catedral em suas comunidades e paróquias.