Diocese de Montenegro 11 anos: Relembre fatos que marcaram nossa história

Hoje é um dia de alegria para nós da Diocese de Montenegro. Completamos 11 anos de instalação. Para celebrar a data, vamos relembrar alguns fatos que marcaram nossa história.

Vicariato de Montenegro

No dia 8 de março de 2001, Dom Dadeus Grings, então Arcebispo Metropolitano, dividiu a Arquidiocese de Porto Alegre em cinco Vicariatos territoriais (Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Guaíba e Montenegro) e um temático (Vicariato da Cultura). Neste mesmo dia, Dom José Clemente Weber, na época bispo auxiliar de Porto Alegre, foi anunciado como novo Vigário Episcopal do Vicariato de Montenegro, abrangendo 29 paróquias e 32 municípios (posteriormente, em 09 de novembro de 2006, foi criada a Paróquia Santo Antônio, na comunidade de Vendinha, em Montenegro).

Em julho de 2004, Dom Clemente foi nomeado Bispo da Diocese de Santo Ângelo. Logo, o Pe. José Inácio Steffen foi designado como novo Vigário Episcopal e Pároco da Paróquia São João Batista de Montenegro.

Os Bispos do Regional Sul III da CNBB, analisando a conjuntura eclesiástica do Rio Grande do Sul, concluíram que o Vicariato de Montenegro reunia todas as condições para ser Diocese. Em agosto de 2003, o Conselho de Presbíteros e o Conselho de Pastoral começaram a planejar este sonho. Comissões foram criadas e o projeto foi elaborado. Em abril de 2006, Dom Dadeus Grings o entregou ao Núncio Apostólico, na Assembleia dos Bispos, em Itaici. Em novembro de 2007, o Papa Bento XVI autorizou a criação da Diocese.

De Vicariato à Diocese

No dia 2 de julho de 2008, o Papa Bento XVI anunciou oficialmente, a criação da Diocese de Montenegro e nomeou Dom Paulo Antonio De Conto como seu bispo. No dia 6 de setembro de 2008, às 15 horas, a Diocese foi oficialmente instalada, e foi empossado o primeiro bispo, em emocionante cerimônia na Igreja Matriz São João Batista de Montenegro, que a partir da data passou a ser a Catedral da nova Diocese.

No dia 5 de janeiro de 2009, iniciaram oficialmente as atividades no novo prédio da Cúria Diocesana, compreendendo também o Centro de Pastoral e a Residência Episcopal, construído com a colaboração das 30 paróquias, 196 empresas e, aproximadamente, 15 mil pessoas físicas.

No ato de instalação da Diocese, Dom Paulo De Conto, anunciou a reabertura do Seminário São João Maria Vianney, de Bom Princípio, provocando aplausos efusivos. Após um período de reforma, a casa de formação foi reaberta no início de 2009.

Santas Missões Populares

Os anos de 2010 a 2012 foram abençoados pelas Santas Missões Populares, que envolveram retiros, cursos de formação, semanas missionárias e visitas a mais de 300 mil pessoas, culminando com uma grande celebração de ação de graças, que contou com a presença do ícone de Nossa Senhora e da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude.

Fruto das Santas Missões Populares, começou a ser projetado em 2013 o primeiro Plano de Pastoral da Diocese de Montenegro, tendo como foco “Igreja: casa da iniciação à vida cristã”. Aprovado em Assembleia Diocesana de Pastoral em novembro do mesmo ano, que entrou em atividade em 2014, com os cursos de formação para catequistas do Batismo em todas as paróquias.

Uma Diocese que caminha

Em março de 2013, a Diocese inaugurou o seu curso propedêutico próprio, instalando na cidade de Montenegro o Seminário São Paulo Apóstolo, que integra e complementa a formação sacerdotal dos jovens vocacionados nesta Igreja particular, juntamente com o Seminário São João Maria Vianney, de Bom Princípio, e o Seminário São João Batista, de Viamão.

Ao longo de 2014 aconteceram as formações que capacitaram mais de 1.500 leigos como catequistas da iniciação à vida cristã no que se refere ao Batismo.  Igualmente, 2014 foi o Ano Vocacional em nossa Diocese, que deixou como marcas a criação de equipes vocacionais nas paróquias e o sucesso do Congresso Vocacional Diocesano.

Em 2015, nossa Igreja foi marcada pela realização do Encontro Diocesano das Famílias, em Estrela, no dia 4 de outubro, reunindo aproximadamente quatro mil pessoas.

No ano de 2016, a Diocese de Montenegro foi abençoada com a peregrinação por todas as nossas 358 comunidades de uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Foram vividos intensos momentos de fé em torno da devoção à padroeira do Brasil, cujo jubileu de 300 anos foi celebrado em 2017, com uma marcante celebração em São Sebastião do Caí. Outro marco do ano de 2016 foi a criação do Regimento Oficial sobre os cemitérios de propriedade diocesana.

Segundo bispo da Diocese de Montenegro

O ano de 2017 foi marcado pela primeira transição de bispado na Diocese de Montenegro. Em 22 de março, Pe. Carlos Romulo Gonçalves e Silva, advindo da Arquidiocese de Pelotas-RS, foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo Coadjutor da Diocese de Montenegro, para colaborar no governo pastoral de Dom Paulo De Conto até o momento de sua renúncia, que ocorreu no mês de outubro do mesmo ano, por ocasião de seu 75º aniversário.

A partir da renúncia, Dom Paulo tornou-se Bispo Emérito da Diocese de Montenegro, e Dom Carlos Romulo assumiu como novo Bispo Diocesano, o que ocorreu em 18 de outubro de 2017. A cerimônia de ordenação episcopal do segundo bispo da Diocese de Montenegro foi realizada no dia 4 de junho de 2017, na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, em Pelotas. Dom Carlos Romulo foi oficialmente acolhido na Diocese de Montenegro em cerimônia realizada no dia 9 de junho, na Catedral São João Batista e a celebração de sua posse como bispo diocesano aconteceu no dia 27 de outubro de 2017.