Vaticano

Papa cria nova arqui/diocese e prelazia na região norte

O Santo Padre reestruturou a Província Eclesiástica de Belém do Pará (Brasil), suprimindo a prelazia territorial do Xingu e, do seu inteiro território ao qual foi inserido um município da diocese de Marabá, erigiu duas novas circunscrições eclesiásticas: a diocese de Xingu-Altamira e a prelazia territorial do Alto Xingu-Tucumã.

Ao mesmo tempo, o Papa criou a Província Eclesiástica de Santarém (Brasil), elevando a Igreja Metropolitana a sede episcopal de Santarém e atribuindo-lhe como sufragâneas: a diocese de Óbidos, a prelazia territorial de Itaituba e as novas circunscrições de Xingu-Altamira e Alto Xingu-Tucumã.

A Província Eclesiástica de Belém do Pará (Brasil) conserva como sufragâneas as dioceses de Macapá, Castanhal, Bragança do Pará, Ponta de Pedras, Marabá, Abaetetuba, Cametá e a prelazia territorial de Marajó.

Arquidiocese de Santarém

O Papa Francisco erigiu, nesta quarta-feira, 6 de novembro, a Província Eclesiástica de Santarém (PA). Com este ato, elevou a então diocese paraense a sede Metropolita. Foi nomeado como primeiro arcebispo da arquidiocese de Santarém (PA) dom Irineu Roman, até então bispo titular de “Sertei” e auxiliar da arquidiocese de Belém do Pará (PA).

A nova Província Eclesiástica terá como sufragâneas a diocese de Óbidos (PA), a prelazia de Itaituba (PA), a nova diocese do Xingu-Altamira (PA) e a nova prelazia de Alto Xingu-Tucumã (PA), criadas neste mesmo dia.

A Igreja Particular de Santarém foi erigida canonicamente como prelazia territorial de Santarém, em 21 de setembro de 1903, com territórios desmembrados da então diocese de Belém do Pará. A elevação a diocese foi em 16 de outubro de 1979, por São João Paulo II.

O território se estende por 171.906 quilômetros quadrados. São 23 paróquias, 18 áreas pastorais e duas áreas missionárias distribuídas nos municípios de Almeirim, Aveiro, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Monte Dourado e Prainha, todos no estado do Pará.

Santarém será, a partir de agora, a segunda arquidiocese no regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Nomeação do novo Arcebispo de Santarém

Dom Irineu Roman, C.S.I., nasceu em 10 de agosto de 1958 em Vista Alegre do Prata, diocese de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Estudou filosofia na Faculdade “Imaculada Conceição” em Viamão-RS e na Universidade de Caxias do Sul-RS, e teologia no Instituto Teológico do Norte do Paraná em Londrina-PR e na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre-RS.

Fez a profissão religiosa em 2 de janeiro de 1988 na Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) e foi ordenado sacerdote em 1º de janeiro de 1990.

Durante o seu ministério sacerdotal, ocupou os seguintes cargos: Professor, Ecônomo e Formador do Seminário Josefino da Fazenda Souza-RS; Professor e Formador do Colégio Murialdo da Ana Rech-RS; Vigário da Paróquia da Fazenda Souza-RS, da Ana Rech-RS e da Planaltina-DF; Pároco de Santa Edwiges em Belém-PA na Arquidiocese de Belém do Pará, onde também foi Membro do Conselho Presbiteral e Vigário Episcopal.

Em 8 de janeiro de 2014, foi nomeado Bispo titular de Sertei e Auxiliar de Belém do Pará, e recebeu a ordenação episcopal no dia 19 de março seguinte.

Na Conferência Episcopal Brasileira é responsável pela Pastoral do Turismo Religioso e Secretário da Regional Norte 2, que inclui as circunscrições eclesiásticas do Estado do Pará.

Diocese de Xingu-Altamira (PA)

O Santo Padre extinguiu, nesta quarta-feira, 6 de novembro, a prelazia do Xingu, no Pará, e erigiu a diocese de Xingu-Altamira (PA) nomeando como seu bispo dom João Muniz Alves, religioso que até então exerceu a função de bispo nesta mesma circunscrição eclesiástica. A diocese de Xingu-Altamira passa a integrar a província eclesiástica de Santarém (PA), criada neste mesmo dia.

A Prelazia do Xingu, no Pará, foi criada em 1934, pelo Papa Pio XI e confiada aos Missionários do Preciosíssimo Sangue de Cristo, que a conduziram até 2015. Depois da renúncia de dom Erwin Krautler, o franciscano dom João Muniz Alves foi nomeado bispo da Prelazia, em dezembro de 2015.

Bispo prelado de Alto Xingu-Tucumã

O Santo Padre comunicou nesta quarta-feira, 6 de novembro, a criação da prelazia de Alto Xingu-Tucumã nomeando como seu bispo prelado o padre Jesús María López Mauoléon. Atualmente o presbítero atua na paróquia de São Pedro, em Barra do Ceará e vigário episcopal da Região Metropolitana “Nossa Senhora da Assunção”, na arquidiocese de Fortaleza. A prelazia de Alto Xingu-Tucumã passa a integrar a província eclesiástica de Santarém (PA), criada neste mesmo dia.

Fontes: Vaticannews. va e CNBB