Dom Carlos celebrará 25 anos de ordenação presbiteral

No domingo que a Igreja celebra a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, Dom Carlos Romulo, bispo diocesano de Montenegro, completará 25 anos de ordenação presbiteral.

A data será marcada com celebrações na Paróquia Nossa Senhora da Purificação de Bom Princípio, no domingo (08/12). Às 10h acontece a Santa Missa na igreja Matriz e após será servido um almoço no Seminário São João Maria Vianney. Junto com Dom Carlos, comemoram na celebração  seus 5 anos de ordenação sacerdotal, os padres Diego Knecht e Gabriel Zucki Bagatini.

Na ocasião será feito o encerramento das atividades no Seminário São João Maria Vianney para o ano de 2019.

25 anos de Sacerdócio

Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva nasceu em 24 de janeiro de 1969, em Piratini, Arquidiocese de Pelotas (RS). Estudou o 2º Grau no Seminário São Francisco de Paula, Pelotas (1985-1987), Filosofia na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) (1988-1990) e Teologia no Instituto de Teologia Paulo VI (UCPel) (1991-1994).

Foi ordenado sacerdote em 08 de dezembro de 1994, na igreja Nossa Senhora da Conceição, em Piratini-RS. Sua primeira missão, já em 1995, foi acompanhar a formação no Seminário menor de Pelotas. Paralelo a isso, foi nomeado como vigário paroquial na Paróquia Santa Terezinha, de Pelotas. Em 1996, Pe. Carlos criou, junto com a Diocese, o Seminário Propedêutico, sendo o primeiro formador naquela casa, acolhendo na época três jovens, já com vocação adulta. Desses três, hoje dois são padres na Arquidiocese de Pelotas. O trabalho no seminário e na paróquia foi desenvolvido até o ano de 2002.

Fez Mestrado em Teologia Espiritual no Instituto de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma (2002-2004).

Na Arquidiocese de Pelotas foi Assistente do Seminário Menor, Assistente do Propedêutico e Assistente da Filosofia, Vigário Paroquial, Pároco e Reitor do Seminário, Coordenador das Missões Populares e do Serviço de Animação Vocacional, Vigário Geral da Arquidiocese de Pelotas, Responsável pela Pastoral no Colegiado e Coordenador do Curso de Teologia (UCPel) e da Escola Diaconal Arquidiocesana. Em 2017 foi nomeado Bispo Coadjutor da Diocese de Montenegro,  sendo ordenado Bispo no dia 04 de junho de 2017 na catedral São Francisco de Paula em Pelotas/RS.

Em 18 de outubro de 2017 tomou posse como 2º bispo da Diocese de Montenegro.