Primeira Vivência Catequética Diocesana: Dom Carlos fala sobre o evento do próximo dia 15

O Bispo Diocesano de Montenegro, Dom Carlos Romulo, comenta sobre a 1ª Vivência Catequética Diocesana, que acontece no dia 15 de março, no Seminário São João Maria Vianney em Bom Princípio. Esclarecendo algumas dúvidas, Dom Carlos motiva a participação do povo diocesano.

Por que ‘Vivência Catequética’?

Porque é um dia para vivenciarmos juntos a alegria de trabalharmos pela Iniciação à Vida Cristã em nossa Diocese. Nós temos muito em comum para partilhar, para celebrar e para nos animar nesta bela missão.

Como está sendo preparado este dia?

Bom, a grande preparação aconteceu ano passado. Todas as Áreas Pastorais de nossa Diocese promoveram encontros de formação. Trabalhamos o tema do Pré-Catecumenato, do Catecumenato, da Purificação-Iluminação e da Mistagogia. Foi um mergulho naquilo que queremos com a Iniciação à Vida Cristã. Está sendo preparado também pela Equipe Diocesana de Catequese, com várias reuniões.

O que vai acontecer no dia 15?

Vamos nos encontrar no Seminário de Bom Princípio, já a partir das 8h da manhã. Seremos acolhidos, teremos um momento de oração. Depois Dom Leomar Brustolin nos ajudará a mergulhar na Catequese do Encontro de Jesus com a Samaritana. Uma Catequese da ‘Água Viva’. Toda a manhã, com a participação de todos e todas, queremos viver esta mística que nos fortalece na missão. Ao meio-dia vamos ter o almoço partilhado. Cada um trazendo um doce ou salgado para partilharmos em grupo. Na parte da tarde, teremos um encaminhamento proposto pelo Bispo Diocesano. Após, uma caminhada em que vamos acolher testemunhos de Catequistas. Vamos dar um testemunho, pois toda a catequese é uma caminhada. Esta caminhada nos conduzirá até a Matriz de Bom Princípio, onde haverá a Celebração Eucarística. Vamos celebrar o 3º Domingo da Quaresma e vamos fazer o envio dos(as) Catequistas para a sua missão em nossas Paróquias.

Quem deve participar desta ‘Vivência’?

Catequistas do Batismo, Eucaristia, Confirmação, Matrimônio. Mas também as Equipes de Liturgia de nossas Paróquias. Por quê? Porque estamos falando de Iniciação à Vida Cristã, e Catequese e Liturgia caminham juntos. Portanto, todos que estão animados a viver a evangelização e iniciação, farão uma bonita experiência neste dia.

O que devemos levar?

Em primeiro lugar, muita motivação. Mas também uma cadeira de praia, para ficarmos bem acomodados nos pavilhões do Seminário. Também um salgado ou doce, para partilharmos na hora do almoço. O Seminário vai preparar pasteis e enroladinhos, mas é um suplemento. O Seminário vai também organizar uma copa com água e refrigerantes.

O que esperamos desta ‘Vivência Catequética’?

Esperamos renovar nossa alegria em ajudar nossas comunidades, e todo o nosso povo a viver a Iniciação à Vida Cristã. Os Catequistas e as Catequistas se doam muito no dia a dia. Queremos nos reabastecer na alegria de servir.