Orientações para as Celebrações da Semana Santa

Dom Carlos Romulo divulgou na tarde desta terça-feira (31/03), orientações para as celebrações da Semana Santa. Confira abaixo como ficam as celebrações na Diocese de Montenegro:

DOM CARLOS ROMULO GONÇALVES E SILVA

Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica

Bispo Diocesano de Montenegro

“Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1)

ORIENTAÇÕES PARA AS CELEBRAÇÕES DA SEMANA SANTA

Aos Padres, Comunidades Religiosas, aos Seminários e a todo Povo de Deus.

Em primeiro lugar, minha gratidão pelo esforço e testemunho cristão, dado pelos padres, religiosos e religiosas e por todo o Povo de Deus, nesta realidade singular em que estamos envolvidos. Minha gratidão aos nossos seminários: Seminário Menor, em que os seminaristas se encontram com seus familiares; e o nosso Seminário Maior, São João Batista, em Viamão, onde formadores e seminaristas, dão continuidade a missão comunitária e formativa, ‘ficando em casa’: estão sendo solidários e dando testemunho vocacional. Vamos sustenta-los com nossa oração.

Gostaria de convidar nossa Igreja diocesana a mergulhar nas Celebrações da Semana Santa, e Tríduo Pascal, com espírito de profunda comunhão com a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Este ano, em comunhão com o Santo Padre, e a Igreja espalhada em grande parte do mundo, somos convidados, a partir das orientações da Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos e traduzido pela CNBB, a celebrar o coração de nossa fé cristã, de maneira recolhida, mas expressando profunda comunhão e solidariedade com nosso povo.

Por essa razão, vamos celebrar os ritos da Semana Santa e Tríduo Pascal sem a presença de fiéis; apenas os celebrantes e uma pequena equipe do ministério litúrgico. Creio ser importante, unir toda a paróquia em torno desta Celebração a partir da Igreja Matriz.

Importante que cada Paróquia apresente um cronograma, com datas e horários das celebrações, de modo que os paroquianos possam estar unidos, em família, em suas casas, através dos meios de comunicação ou redes sociais. À medida que tomamos é preventiva, pois não queremos colaborar, através da movimentação intensa de pessoas, com a disseminação do vírus.

1 – Domingo de Ramos. O Memorial da Entrada do Senhor em Jerusalém é comemorado dentro do edifício sagrado. Propomos a orientação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil como sugestão para o Domingo de Ramos:

Rezar pedindo a graça de bem viver a Semana Santa, ainda que em recolhimento em casa.

Colocar no portão ou na porta de casa (em lugar bem visível) alguns ramos. Marcar a casa é uma característica do povo de Deus.

Participar das celebrações transmitidas pela televisão ou pelas redes sociais.

Comprometer-se a, no futuro, participar ativamente da Coleta da Campanha da Fraternidade. Com ela, ajudamos os mais pobres.

Motivar pelas redes sociais, telefonemas ou outros meios que mantenham o distanciamento social, outras pessoas a também celebrarem o domingo de Ramos desse mesmo modo.

2 – Missa do Crisma. Nossa Diocese, como sinal de envio da missão pastoral, vamos celebrar, em um dia de semana, quando for possível congregar o Povo de Deus. A data será definida e comunicada com antecedência.

3 – Quinta-feira Santa. O lava-pés, já opcional, é omitido. No final da Missa na Ceia do Senhor, a procissão também é omitida e o Santíssimo Sacramento é mantido no tabernáculo.

4 – Sexta-feira Santa. Na oração universal, os bispos cuidarão de preparar uma intenção especial para aqueles que se encontrarem em situação de perda, de doentes e de falecidos (cf. Missale Romanum). O ato de adoração na cruz através do beijo é limitado apenas ao celebrante.

Sugestão de prece na Oração Universal – entre a IX e a X prece:

IX. Pelos poderes públicos…

X. Pelos que padecem a pandemia do Covid-19

Oremos ao Deus da vida, salvação do seu povo, para que sejam consolados os que sofrem com a doença e a morte, provocadas pela pandemia do novo coronavírus; fortalecidos os que heroicamente têm cuidado dos enfermos; e inspirados os que se dedicam à pesquisa de uma vacina eficaz.

Reza-se em silêncio.

Depois o sacerdote diz: Ó Deus, nosso refúgio nas dificuldades, força na fraqueza e consolo nas lágrimas, compadecei-vos do vosso povo que padece sob a pandemia, para que encontre finalmente alívio na vossa misericórdia. Por Cristo, nosso Senhor. R. Amém.

XI. Por todos os que sofrem provações.

5 – Vigília da Páscoa. Deve ser comemorada exclusivamente na Catedral e nas Igrejas Paroquiais, convidando todos os paroquianos a se unirem pelos meios de comunicação ou redes sociais. Para a liturgia batismal, permanece mantida apenas a renovação das promessas batismais (cf. Missale Romanum).

Estamos nos preparando para celebrar o memorial da Páscoa do Senhor, que aconteceu na celebração da páscoa judaica. A Páscoa sempre nos reporta para um momento de crise, de morte e ressurreição. Todos os anos temos realidades duras para unir ao Mistério Pascal de Cristo. Este ano temos uma realidade comum, que une todo o nosso povo. É com espírito pascal que vamos unir à Liturgia da Igreja, todas as dores do nosso povo, e também toda a doação e sacrifício de tantos profissionais da saúde que arriscam suas vidas e favor da vida do nosso povo. Vamos colocar em nossas orações, todos os que devem ficar em casa, mas também, todos os que saem para o trabalho essencial para a vida de nossa sociedade.

A Celebração da Páscoa do Senhor, e do Tempo Pascal que se segue, nos renove em nossa vida cristã. Por ora, somos chamados a dar testemunho de fé e de solidariedade. Que possamos voltar renovados à vida comunitária e pastoral em nossas paróquias e comunidades.

Dada e passada em Nossa Cúria Diocesana de Montenegro, aos 31 dias do mês de março, do ano de 2020.

Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva

Bispo Diocesano de Montenegro