Montenegro

Missa do Crisma marca início do mês vocacional

Em um cenário totalmente atípico, o clero da Diocese de Montenegro esteve reunido na manhã do último sábado (01/08), na catedral diocesana, para a celebração da Missa do Crisma, bênção dos santos óleos e renovação das promessas sacerdotais.

Presidida pelo bispo diocesano Dom Carlos Romulo, a celebração eucarística foi reservada ao clero diocesano, devido à lotação máxima permitida, porém, transmitida pelas redes sociais da catedral, Diocese de Montenegro e pela rádio Fraternidade de Taquari.

No início da celebração Dom Carlos destacou a presença do Bispo emérito, Dom Paulo De Conto, que retornou à Diocese após cinco meses como administrador apostólico em Nova Friburgo (RJ). Marcou também a celebração, a posse do novo coordenador diocesano de pastoral, Pe. Ludinei Marcos Vian.

Em sua homilia, Dom Carlos refletiu sobre o trecho do evangelho que dizia “ todos na Sinagoga tinham os olhos fixos nEle” (Cf. Lc 4, 20). “ Também neste tempo de pandemia, fomos chamados a fixar nosso olhar, nossos sentimentos, nossa vida, nosso ministério, em Jesus…Quem coloca o seu olhar e seu coração em Jesus, descobre que tem uma grande missão.” Concluindo sua mensagem, Dom Carlos recordou os testemunhos dados pelos padres, comunidades, profissionais de saúde nesses tempos difíceis gerados pela pandemia. “Queremos louvar a Deus por tantos leigos e leigas, religiosos e religiosas, que não abandonaram sua missão. Muitos entregaram sua vida por amor.”

Ao final da celebração o Pe. Gabriel Zucki Bagatini, apresentou a nova identidade visual do Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Montenegro – SAV.

Dom Paulo também dirigiu uma palavra de gratidão por todo apoio e orações recebidas no período que esteve em Nova Friburgo.

A Missa do Crisma  é tradicionalmente celebrada na quarta-feira santa. Neste ano de 2020 devido a pandemia do covid-19, a Missa do Crisma foi transferida para o segundo semestre.