Igreja

58ª AG: Episcopado gaúcho analisa participação na primeira Assembleia online da CNBB

A 58ª Assembleia Geral da CNBB iniciou na segunda-feira, 12, e vai até sexta, dia 16 de abril. A novidade deste ano não está apenas por conta dos assuntos inéditos discutidos no encontro – como a criação do Regional Leste 2 e o novo estatuto da CNBB – mas pela modalidade encontrada para garantir a realização da Assembleia durante a pandemia do Covid 19.

Em 2021, a Assembleia Geral entra para a história da CNBB por reunir os arce/bispos, secretários(as) executivos e assessores de todo o Brasil, do sul ao norte, do leste ao oeste, através da internet. São 390 participantes que integram a Assembleia este ano, realizada de segunda a sexta, sempre nos turnos da manhã e tarde.

Dom Aparecido Donizeti de Souza é bispo auxiliar de Porto Alegre e explica que é “indiscutível o fato de que a Assembleia presencial sempre foi e será momento oportuno de reencontro e convivência entre irmãos no episcopado favorecendo partilha, comunhão e fortalecimento na amizade”. Entretanto, segundo ele, é possível encontrar muitas riquezas também na realização do encontro nesta modalidade virtual. Ele destaca três, especialmente:

“Os assuntos abordados são acompanhados de forma satisfatória; A coordenação por parte da Presidência está muito boa, bem precisa e objetiva; A participação dos bispos pelo chat está trazendo ótimas contribuições para a Assembleia”, analisa Dom Aparecido.

Outra percepção do encontro virtual deste ano vem de Santa Cruz do Sul. O Bispo Diocesano, Dom Aloísio Dilli, destaca que a eficácia do encontro não ficou, de nenhuma forma, prejudicada. “A experiência de comunhão na Igreja pode muito bem acontecer também numa Assembleia virtual, como estamos vivenciando, sem desmerecer com isso os encontros presenciais”, comenta dom Aloísio.

O Bispo Referencial para a Comunicação no Regional Sul 3, Dom Carlos Romulo, da Diocese de Montenegro, também comunga com a mesma opinião. Ele lembra que a Assembleia anual em Aparecida é sempre um Pentecostes, verdadeiramente singular, mas que a realização do encontro online não impede que se tenha a mesma experiência:

“Este ano estamos vivenciando a partir de nossas casas. Mas na medida que entramos nos assuntos, e vendo cada um dos irmãos, me sinto transportado para Aparecida. Está sendo uma experiência particular. Os temas estão sendo desenvolvidos e a comunhão reforçada. Contamos com a oração de todos e todas, pela Igreja e pela nossa missão apostólica”, afirma Dom Carlos.

Fonte: CNBB Sul 3