Paverama: Paróquia Nª Sª do Rosário celebra 100 anos

Fundada em 14/04/1921 a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Paverama celebra seu centenário. Dom Carlos Romulo presidirá a missa em ação de graças na igreja matriz às 19h, com transmissão pela página da paróquia no facebook.

História

A primeira capela de Nossa Senhora do Rosário teve autorização para construção em 27 de julho de 1907, no local onde hoje se encontra o hospital São João (Lar Porto Seguro). A mesma foi inaugurada em 29 de agosto de 1907 e destruída por um forte temporal. A nova igreja foi iniciada mais tarde, no local onde está hoje, por oito famílias que depois foram ajudadas por mais algumas.

A Paróquia foi instalada a 14 de abril de 1921 e a capela elevada à Matriz. No início da paróquia já existiam também as capelas de Santa Manoela (padroeiro São José – 1912), Boa Esperança Alta (padroeiro São Pedro – 1914) e Linha Brasil (padroeiro Sagrado Coração de Jesus – 1918).

O primeiro pároco foi o padre Alberto Schwade. Em 1937 foi inaugurada a atual casa paroquial. Hoje a paróquia conta com 15 comunidades e 4 pontos de celebração. Na paróquia nasceram os padres Silvino Aloísio Werlang, Wunibaldo Antônio Reckziegel, Norberto Roque Jantsch, Laerte de Souza Oliveira, Marcos Bruxel, Reinoldo Jantsch, Vitor Reckziegel, Elemar Griebeler e em maio será ordenado presbítero o Diácono Jorge Reckziegel.

Para auxiliar o serviço pastoral, os leigos tem papel fundamental nas pastorais e movimentos. A Paróquia conta com as pastorais Litúrgica, da Saúde, Vocacional, do Batismo, Catequética, do Dízimo e de Iniciação à Vida Cristã. De movimentos, temos ECC, Cenáculo de Maria, Apostolado da Oração, Terço dos homens, CLJ, Onda, Girassol, Crianças da Aparecida, Grupo de jovens JOSEC, ministros da comunhão e os coroinhas.

Atualmente o pároco é o Pe. Antônio Hochscheidt Becker.