Dom Paulo

Diocese celebra os 25 anos de Episcopado de Dom Paulo De Conto

Na noite do dia 15 de setembro, na Catedral Diocesana em Montenegro,  celebrou-se com alegria o aniversário de 25 anos de Episcopado de Dom Paulo Antônio De Conto. Na celebração estiveram presentes bispos do Regional Sul 3, padres, amigos, familiares e povo diocesano.

Dom Paulo, em sua homilia, começou lembrando sua família, sua origem humilde e seu chamado ao sacerdócio. Recorda de sua primeira Diocese em Cáceres- MT. Da superação de desafios, alegrias vividas após o sim dito ao Núncio Apostólico, na época.  Lembra com carinho de todos que conviveram com ele nesses 25 anos: padres, bispos, seminaristas, e comunidades. Destacou a importância das duas famílias que possui: a de sangue e a presbiteral.

Conheça a história de Dom Paulo

Após, Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre, proferiu as seguintes palavras: “Dom Paulo possui um coração de amizade plena. Digo aos jovens aqui presentes: que o ministério ordenado vale a pena, a vida consagrada vale a pena,  ser pai e mãe de família vale a pena, o importante é abraçar aquilo que o coração nos inspira e nos lançarmos com todas as forças. Também percebemos isso nas palavras ditas essa noite por Dom Paulo. Caro Dom Paulo, em nome do nosso Regional Sul 3 da CNBB, nossa Província Eclesiástica, a nossa gratidão, o nosso reconhecimento pelo seu jeito simples de ser irmão. Pela sua disponibilidade, pela sua presteza, pelo seu modo conciliador, fraterno. Nessa noite, que o senhor recorda e celebra seus 25 anos de ministério episcopal, pedimos a nossa Senhora, hoje recordamos ela sobre o título de Nossa Senhora das Dores, que ela interceda pelo senhor. Que o senhor possa sempre demonstrar esse gosto pelo que é e pelo que faz. Que Deus o conserve por muitos e muitos anos entre nós, com a sua simplicidade e esse seu jeito bonito de ser, para com todos . Muito obrigado!”

Padre Pedro Nicolau Schneider, pároco da Catedral Diocesana, também homenageou Dom Paulo: “Muito obrigado a Deus Pai que fez com que o amor por essa parcela do Povo de Deus, iniciasse a sua caminhada como diocese com a sabedoria, a paciência, o zelo e o carinho que Dom Paulo De Conto nos dá. Depois de 8 anos como nosso pastor, nos sentimos como ovelhas constantemente procuradas, tratadas, acolhidas, pelo seu grande e generoso coração. “ Padre Nicolau destaca a dedicação e amor de Dom Paulo dedica aos seminaristas e presbíteros, e da importância dada as vocações. Felicitou o nosso bispo com as seguintes palavras: “Dom Paulo, nesse dia de seus 25 anos de episcopado, temos certeza que Jesus Cristo deve estar muito contente, pelo o que o senhor significa para nosso presbitério, seminaristas, e povo de Deus, pois como São Paulo o senhor faz o possível e o impossível, faz de tudo, para nos conquistar, acompanhar, e conduzir ao supremo Pastor Jesus Cristo”.

O Diácono Ernesto Costella, chanceler da Diocese de Montenegro, leu uma carta destinada a Dom Paulo De Conto, enviada pelo Papa Francisco, felicitando o bispo Jubilar, destacando sua caminhada pastoral e invocando a benção apostólica sobre Dom Paulo e também sobre o povo diocesano.

Papa Francisco envia carta parabenizando Dom Paulo De Conto

Encerrando as homenagens, Padre Eduardo Haas, reitor do Seminário São João Batista em Viamão, falou em nome de todos os reitores e seminaristas de nossa diocese: “O senhor enciste e muito nos nossos seminários, que nós vivamos uma profunda partilha, de vida e de bens. Nós queremos agradecer a partilha da sua vida conosco. E fizemos entre todos nós, uma partilha de bens, para lhe dar um presente como um pequeno sinal da grande gratidão que temos. E queremos lhe dizer, de fato, que o senhor é “um dom” para todos nós. Muito obrigado!”.

Dom Paulo encerrou a celebração com a benção e todos cantaram parabéns para o jubilando. Após todos se dirigiram para um coquetel de interação no pátio da Catedral.