Vaticano

Papa Francisco nomeia Dom Paulo como administrador da Diocese de Nova Friburgo

O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 22 de janeiro, o pedido de renúncia apresentado por dom Edney Gouvea Mattoso ao governo pastoral da diocese de Nova Friburgo (RJ).  Com a decisão do Papa, dom Edney, o 4º bispo diocesano de Nova Friburgo, torna-se agora bispo emérito.

O bispo emérito fica desobrigado das funções concernentes ao governo de sua diocese, mas permanece no exercício de seu ministério durante toda a vida.

No mesmo ato, o Santo Padre nomeou como administrador apostólico de Nova Friburgo dom Paulo De Conto, bispo emérito de Montenegro (RS), a quem a CNBB envia votos de um frutífero trabalho no zelo pastoral desta Igreja particular confiada até então a dom Edney. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento a dom Edney Gouvea.

 

Mensagem de Dom Carlos

Mensagem ao Povo de Deus
Querido Povo de Deus da Diocese de Montenegro, presbiteros, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas, famílias e nossos queridos seminaristas. Neste dia o Santo Padre o Papa Francisco confiou ao nosso querido primeiro Bispo Diocesano Dom Paulo Antônio de Conto, a missão de ser Administrador Apostólico da Diocese de Nova Friburgo – RJ. Em primeiro lugar nossa gratidão a Deus que em todos os tempos nos chama à missão; também nossa gratidão ao Santo Padre, que conhecendo a sabedoria e a experiência do nosso Bispo Emérito, lhe confia esta nova missão. Dom Paulo, tem a experiência de ser Bispo titular de três Dioceses: Cáceres, Criciúma e Montenegro. Dom Paulo também já exerceu a missão como Administrador Apostólico da Arquidiocese de Passo Fundo.
Agora confiando no Senhor e na oração de todo povo fiel, vai assumir a missão de Administrador Apostólico da Diocese de Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro. É uma missão provisória, mas de grande importância para àquela Igreja Particular e para toda a nossa Igreja.
Nosso compromisso, como Diocese de Montenegro, é acompanhar Dom Paulo, na oração e na comunhão. Desde já expressamos nosso desejo e esperança de uma fecunda missão nesta Igreja irmã, e desde já ficamos no aguardo do retorno de Dom Paulo, para continuar sua missão entre nós.

Dom Carlos Romulo – Bispo da Diocese de Montenegro.