Seminários

Diocese de Caxias do Sul acolhe o encontro "Interseminários", com seminaristas de Caxias e Montenegro

No feriado do 20 de setembro, Dia do Gaúcho, o Seminário Maior São José, em Caxias do Sul, casa dos seminaristas do Curso Propedêutico das dioceses de Caxias do Sul e Montenegro e da etapa do Discipulado (Filosofia) da Diocese de Caxias do Sul, acolheu o tradicional encontro "Interseminários". A atividade reúne anualmente os seminaristas de ambas as dioceses, que atualmente realizam a sua formação em conjunto.

O Interseminários contou com a presença do Seminário Maior São João Batista e Seminário Menor São João Maria Vianney, ambos da Diocese de Montenegro, que vieram se unir aos nossos seminaristas propedeutas e do Discipulado de Caxias do Sul. Atualmente, os seminaristas da Configuração (Teologia) da Diocese de Caxias do Sul residem no Seminário Maior São João Batista.

O dia iniciou com um café da manhã e, em seguida, houve a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, e concelebrada pelo bispo de Montenegro, Dom Carlos Rômulo, padres reitores dos Seminários, formadores assistentes e padres visitantes, que ajudam na condução do processo formativo. O coordenador da Pastoral Vocacional da Diocese de Caxias, diácono Luciano Dalmolin, participou do encontro.

Ainda na parte da manhã houve um momento de partilha sobre cada uma das casas de formação. À tarde, os seminaristas reuniram-se no Ginásio de Esportes do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, para atividade esportiva. Foi realizado um campeonato de vôlei.

Fonte: Diocese de Caxias do Sul