Ecumenismo

“Ecumenismo em pauta” convida a avaliar a caminhada Ecumênica da Igreja no RS

Realizou-se na segunda (30/10), na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, o evento “Ecumenismo em pauta”, organizado pelo CREDEIR da CNBB Sul III com apoio dos Cursos de Teologia da PUCRS, ITEPA, ESTEF e UCPel. A proposta consistiu em reunir os referenciais em ecumenismo e diálogo inter-religioso das dioceses e arquidioceses do Rio Grande do Sul, junto aos seminaristas e estudantes de Teologia, professores dos Institutos de Teologia do Estado. O dia de formação contou com representações das Diocese de Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Osório, Montenegro e Arquidioceses de Pelotas e Porto Alegre.

Participaram pela Diocese de Montenegro os Seminaristas Ramon Silveira e Wiliam Lamperti de Souza que que auxiliaram nos momentos de celebração, juntamente com Edoarda S. Scherer, que esteve coordenando momentos da formação.

O dia foi marcado pelo momento celebrativo, na Igreja Universitária Cristo Mestre, seguindo de acolhida com café ao participantes. Na abertura, Pe. Luis Carlos Almeida (Vice-presidente do CONIC RS, representando a ICAR), saudou os presentes em nome de Dom Rodolfo Weber, (arcebispo de Passo Fundo e Referencial da Comissão Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso do Regional Sul 3 e integrante da Comissão Nacional, da mesma ação Pastoral), pontuando os desafios do diálogo e necessidade de momentos como o encontro oportunizava.

Na sequência da manhã, Edoarda Sopelsa Scherer (integrante do GREDIRE e referencial leiga em ecumenismo da Diocese de Montenegro), recordou a caminhada de memória e legado do RS, como a realidade ecumênica do Regional Sul 3, ressaltando marcos e as singularidades e desafios atuais da agenda, no Estado. Pe. Luis Carlos, abriu espaço para as partilhas das Dioceses e Arquidioceses presentes.

Contou-se ainda com o resgate dos Princípios Ecumênicos a partir da Unitatis Redintegratio (1965), Carta Encíclica Ut Unum Sint (1995), e Diretório Ecumênico (Diretório para a Aplicação de Princípios e Normas sobre o Ecumenismo (1993), material organizado pelo Prof. Pe. Ari Antônio dos Reis, ITEPA, Passo Fundo, e partilhado por Pe. Gustavo Haas, Coordenador do Curso de Teologia da PUC RS.

Na parte da tarde, foram destacados os marcos e referenciais para estudo do ecumenismo pelo Prof. Pe. Wilson, da Arquidiocese de Pelotas, e UCPel, seguida das provocações sobre o “O Macro Ecumenismo, sincretismo religioso e diálogo inter-religioso” pelo Prof. Frei Luis Carlos Susin, PUCRS e ESTEF.

Por fim, houve momento de pautar uma agenda comum onde foram elencados aspectos: da necessidade da comunicação contínua, integração de novos membros ao CREDEIR, Sul III, criação de acervo digital aos documentos referencias do Ecumenismo e a comemoração e formação que marque os 60 anos da Unitatis Redintegratio e os 30 anos da Carta Encíclica Ut Unum Sint.

Encerrou-se o momento com a oração de envio, agradecendo a presença do encontro, o qual reforça, provoca e traz novos horizontes à agenda ecumênica para a Igreja no Rio Grande do Sul.

Informações: Edoarda S. Scherer