CNBB
Papa Francisco nomeia novo arcebispo de Cascavel (PR)
O Papa Francisco nomeou nesta quinta-feira, 2 de maio, dom José Mário Scalon Angonese como o sexto arcebispo de Cascavel, no Estado do Paraná, transferindo-o da sede episcopal de Uruguaiana (RS). Dom José Mário é membro da Comissão para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A presidência da Conferência enviou saudação.
Saudação a Dom José Mário Scalon Angonese
Estimado irmão, Dom José Mário,
Com alegria, recebemos a notícia de sua nomeação para a arquidiocese de Cascavel, no regional Sul 2 da CNBB. Expressamos nossa gratidão pelo valioso serviço que presta à nossa Conferência na Comissão para o Laicato e nossos votos de um frutuoso ministério nessa Igreja Particular.
Nesta quinta semana da Páscoa e neste 2 de maio, no qual celebramos a memória de Santo Atanásio, recordamos trechos do pensamento deste bispo e doutor da Igreja: “Os Santos, enquanto vivem neste mundo, estão sempre alegres, como se estivessem sempre celebrando a Páscoa”.
Que a certeza da proximidade e da proteção da Mãe Aparecida, padroeira da arquidiocese de Cascavel, seja força e ânimo para essa nova etapa em seu ministério.
Em Cristo,
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBBDom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBBDom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBBDom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB
Nasceu no dia 1º de junho de 1960 no município de Unistalda no estado do Rio Grande do Sul, filho de Roberto Antônio Angonese e Henrica Scalon Angonese. Entre os anos de 1983 e 1989, cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Viamão, da arquidiocese de Porto Alegre. Obteve licenciatura em Filosofia, com especialização em Psicologia da Educação da Faculdade de Filosofia, em Canoas (RS). Foi ordenado sacerdote no dia 16 de dezembro de 1989, por dom José Ivo Lorscheiter.
Dos anos de 1990 a 2002, foi Assistente do seminário menor São José e promotor da Pastoral Vocacional, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Foi diretor espiritual (1991-1998) e reitor do Seminário Menor de São José (1999-2001) e pároco da paróquia Santíssima Trindade em Nova Palma (2002-2010). Desde 2011 era pároco da paróquia da Ressurreição e reitor do seminário maior arquidiocesano São João Maria Vianney, em Santa Maria.
Atendendo a um pedido de dom Moacyr Vitti, arcebispo de Curitiba, o Papa Bento XVI o nomeou, em 20 de fevereiro de 2013, como bispo auxiliar de Curitiba (PR). Sua sagração episcopal foi presidida por dom Moacyr Vitti em 28 de abril do mesmo ano, na basílica da Medianeira.
No dia 31 de maio de 2017, o Papa Francisco, o nomeou Bispo diocesano da diocese de Uruguaiana (RS). Tem como lema episcopal “Eis-me aqui, envia-me” – trecho inspirado no profeta Isaías e que evidencia a disposição de obediência à vontade de Deus.
Em 2019, foi eleito pelos membros do Conselho Permanente da CNBB para integrar a Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência no quadriênio 2019-2023. Em junho de 2023, foi reeleito como membro da mesma Comissão para o quadriênio 2023-2027.
Fonte: CNBB
Notícias anteriores:
Jubileu 2025
Peregrinação marca início do Ano Santo na Diocese de Montenegro
LEIA MAIS >
Jubileu 2025
Papa Francisco abriu a Porta Santa da Basílica de São Pedro, inaugur...
LEIA MAIS >
Diocese
Conheça o trabalho da Pastoral Carcerária na Diocese de Montenegro
LEIA MAIS >
Rio Grande do Sul
9º Muticom do RS: Ser Pascom é ser chamado e todo chamado exige resp...
LEIA MAIS >
Igreja
Papa cria 21 novos cardeais e os exorta a serem testemunhas da fratern...
LEIA MAIS >