Solidariedade

Juventude Missionária de Bom Princípio (RS) articula ajuda humanitária às vítimas da enchente

Em meio à devastação causada pelas recentes enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, a Juventude Missionária da cidade de Bom Princípio (RS) reafirma a esperança e a solidariedade. O grupo articula uma frente de jovens voluntários, com participação de diversos outros grupos e movimentos juvenis, prestando auxílio às comunidades afetadas, levando consigo não apenas suprimentos materiais, mas também um espírito de compaixão e apoio emocional.

A cidade, com uma população estimada em cerca de 14 mil habitantes, foi duramente atingida por uma enchente devastadora, resultando em perdas materiais e vítimas fatais. Os jovens missionários têm distribuindo alimentos, água potável, roupas e produtos de higiene. Além disso, oferecem seu tempo em mutirões de limpeza nas casas, retirando a lama que tomou conta dos espaços.

Segundo a jovem Thais Riedi, integrante do grupo, a experiência com a JM iniciou em 2022 e tem sido um momento de união e apoio às pessoas que mais necessitam.

“Nosso grupo de Juventude Missionária é bem pequeno. Começamos a fazer as marmitas durante a enchente que atingiu a cidade em novembro de 2023 e divulgamos essas ações nas redes sociais. Isso nos deu muita visibilidade e a articulação com outros voluntários foi crescendo. Hoje estamos a frente de um grupo de voluntários com mais de 280 pessoas, em que somos responsáveis por fazer as marmitas, realizar a limpeza voluntária das casas e organizar o recebimento de doações”, lembrou Thais.

Essa iniciativa da Juventude Missionária é um exemplo inspirador de como os jovens podem ser agentes de transformação em momentos de crise. “O seminário de Bom Princípio disponibilizou uma cozinha para que os alimentos sejam preparados e embalados, enquanto uma equipe realiza a entrega das marmitas. Neste último final de semana fizemos mais de 2.500 refeições e lanches. O nosso foco é entregar na rua, para as pessoas que estão limpando as casas e para as famílias nas comunidades”, finalizou a jovem.

Conheça as ações da Juventude Missionária de Bom Princípio através das redes sociais e colabore com as ações de reestabelecimento da comunidade.

Por: Fabrício Preto | POM