Igreja Irmã

Dom Carlos Romulo faz visita missionária na Prelazia do Alto Xingu - Tucumã

A chegada de Dom Carlos foi na Paróquia Catedral Nossa Senhora Aparecida em Tucumã-PA, na quarta-feira (26/06), onde se encontrou com Dom Jesús Maria, bispo da Prelazia do Alto Xingu e com o padre Blásio. No final da tarde, presidiu a celebração da Santa Missa juntamente com Dom Jesús Maria e Padre Blásio na Catedral de Tucumã.

A partir desta quinta-feira (27/06) Dom Carlos Romulo estará percorrendo as comunidades coordenadas pelo padre Blásio Henz (missionário da Diocese de Montenegro no projeto Igrejas Irmãs), na área pastoral São João Batista em sudoeste, lindoeste, cascalheira e teilândia, no estado do Pará.

Projeto Igrejas Irmãs

Uma diocese ou arquidiocese ajuda financeiramente outra diocese e envia missionários e missionárias. É um projeto que se faz entre duas igrejas e de cooperação missionária. Dioceses com realidades sociais e culturais distintas se tornam ‘Igrejas Irmãs’. O projeto Igrejas irmãs da CNBB, em 2024, completa 52 anos de existência. Criado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a iniciativa consiste em uma rede que compartilha dons espirituais, humanos e materiais entre as igrejas. Em respostas a um grande pedido dos bispos do Norte nos anos 70, de modo geral da Região Amazônica, pedindo que padres e leigos do Sul pudessem vir para auxiliar como agentes pastorais.

Desde 2022 a diocese de Montenegro adotou a Prelazia do Alto Xingu como Igreja Irmã, enviando como primeiro missionário o padre Blásio Henz.

"Nossa Diocese de Montenegro se enriquece na medida que alarga seu coração partilhar a Alegria do Evangelho com uma Igreja Irmã. A presença do padre Blásio aqui no Alto Xingú, na Área Missionária, é um sinal, um chamado, para que todos e todas, em Montenegro e na Prelazia, exerçam com alegria a sua vocação missionária", comenta Dom Carlos sobre o projeto com a Igreja irmã no Pará.

Solidariedade com o povo Gaúcho

Sensibilizados com a realidade do povo do Rio Grande do Sul, que desde maio sofre as consequências das inundações e das chuvas, os fiéis da Prelazia do Alto Xingu – Tucumã, realizaram uma coleta no dia de Corpus Christi, destinando o valor de R$ 36.712,67 para a assistência aos atingidos na Diocese de Montenegro.

Fotos e informações: Prelazia do Alto Xingu – Tucumã