CNBB
Delegação de 15 agentes da PASCOM do RS participa de Encontro Nacional em Aparecida
Na oitava edição do Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação, mais de 900 agentes se reuniram em Aparecida nos dias 12 a 14 de julho. Entre eles, 15 representantes do Regional Sul 3 participaram do encontro e voltam ao Rio Grande do Sul trazendo na mala diversos aprendizados e com ainda mais ânimo para fomentar a PASCOM RS. No grupo também estava o Bispo Referencial para a Comunicação no Regional Sul 3, dom Juarez Destro.
Durante os 3 dias de encontro, os participantes refletiram o tema “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”, debatendo especialmente a necessidade de comunicar a esperança em um contexto de advento da Inteligência Articifical e, especialmente, buscando formas de somá-la à missão de PASCOM de comunicar o Evangelho.
Cleci Speroni Magnabosco, é agente da PASCOM na Paróquia Nosso Senhor do Bom Fim, em Santa Maria e relata que estes dias ajudaram a compreender que “não precisamos temer a Inteligência Artificial, pois ela pode ser uma aliada, como ferramenta, na evangelização”. Para Cleci, outro ponto fundamental é o testemunho e a compreensão da missão da PASCOM:
O cristão que somos nas redes sociais não está desvinculado do que vive o evangelho e participa da Igreja. Ser pasconeiro é muito mais que postar conteúdos e notícias da paróquia nas redes. É ser um comunicador que vive a “boa nova”. Assim como pelo batismo, somos chamados a ser missionários, como comunicadores cristãos, que caminham lado a lado com Cristo, precisamos dar no dia a dia, o testemunho do evangelho, afirma.
Nesta edição, chamou atenção o número expressivo de pasconeiros que participam do Encontro Nacional pela primeira vez. Muitos deles iniciaram suas atividades durante a pandemia, como forma de oferecer sua contribuição durante uma situação tão diferente que estávamos vivendo.
A Diocese de Caxias do Sul enviou a Aparecida cinco representantes, quatro deles que participaram pela primeira vez de um encontro nacional da Pascom. Neste grupo estava Matheus Ferronatto, da Paróquia São Pedro de Garibaldi, que relata a alegria pela oportunidade de participar e aprofundar os conhecimentos sobre a sua missão de agente da Pastoral da Comunicação:
Tive oportunidade de aprender sobre a importância de comunicar com amor, falando com o coração, transmitindo as mensagens de forma genuína e sincera, bem como sobre a relevância de dar testemunho da nossa vida como comunicadores, mostrando através de nossas ações e palavras os valores que acreditamos, destaca Matheus.
Quase no final do encontro, a Arquidiocese de Manaus revelou a identidade visual do 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) e declarou abertas as inscrições. O evento está marcado para 25 a 28 de setembro de 2025, em Manaus, com o tema “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade”. A 14ª Edição será realizada na Arquidiocese de Manaus.
Fonte: CNBB Sul 3
Notícias anteriores:
Jubileu 2025
Peregrinação marca início do Ano Santo na Diocese de Montenegro
LEIA MAIS >
Jubileu 2025
Papa Francisco abriu a Porta Santa da Basílica de São Pedro, inaugur...
LEIA MAIS >
Diocese
Conheça o trabalho da Pastoral Carcerária na Diocese de Montenegro
LEIA MAIS >
Rio Grande do Sul
9º Muticom do RS: Ser Pascom é ser chamado e todo chamado exige resp...
LEIA MAIS >
Igreja
Papa cria 21 novos cardeais e os exorta a serem testemunhas da fratern...
LEIA MAIS >