Rio Grande do Sul

Canela e Gramado acolhem encontro dos arce/bispos do Rio Grande do Sul

Arcebispos e bispos das 18 arqui/dioceses do Rio Grande do Sul se reuniram nos últimos dias nas cidades de Gramado e Canela para a sua última reunião do ano. O Conselho Episcopal do Regional Sul 3 iniciou na segunda-feira, 25, com recepção e atividades nas dependências da Paróquia São Pedro, em Gramado.

Durante este primeiro dia, os arce/bispos participaram de um encontro online com o Núncio Apostólico, dom Giambattista Diquattro, que apresentou alguns temas pertinentes à Igreja no Brasil e no Estado e deixou palavras de animação ao episcopado regional. No final do dia, os bispos celebraram na famosa e histórica Catedral de Pedra, em Canela, junto à comunidade local. O dia concluiu com a confraternização junto às lideranças das 22 comunidades da paróquia, dedicada à Nossa Senhora de Lourdes.

O encontro continuou na terça-feira, 26, nas dependências do Colégio Marista, em Canela. Durante a manhã, o episcopado seguiu sua reunião com os temas em pauta, dentre eles, a apropriação do Regulamento do Conselho Episcopal Regional, aprovado no último Conselho Permanente da CNBB. Ainda neste dia, ocorreu a partilha das ações das comissões regionais, a partir de cada bispo referencial.

O Presidente do Regional Sul 3 e arcebispo de Santa Maria, dom Leomar Brustolin analisa que o encontro “concretizou, mais uma vez, a sinodalidade e a colegialidade do episcopado gaúcho”. Dom Leomar explica que o momento também foi ocasião para debater a realidade do Estado depois das chuvas de maio e partilhar outros assuntos importantes no que diz respeito à Igreja no Estado:

Refletimos sobre alguns encaminhamentos necessários diante também das situações difíceis que estamos vivendo após as enchentes de maio. Igualmente, refletimos sobre as possibilidades da evangelização em terras gaúchas e partilhamos preocupações, alegrias e esperanças. O Jubileu da Esperança foi um dos temas destacados, além de questões relativas às pastorais sociais e tudo aquilo que envolve a vida da igreja no Rio Grande do Sul, explica o presidente.

Para o anfitrião do encontro, dom João Francisco Salm, bispo diocesano de Novo Hamburgo, é fundamental este momento de fraternidade entre o episcopado, com espaços para convivência e celebrações junto à comunidade. Ele lembra que o encontro foi também uma “oportunidade para a acolhida a Dom Jaime Spengler, indicado Cardeal pelo Papa Francisco”. Ao ressaltar sua alegria pela acolhida, agradeceu também às paróquias de Gramado e Canela: “Foi uma grande alegria podermos estar juntos. Fomos muito bem recebidos pelas Paróquias de Gramado e Canela. Gratidão aos seus párocos, vigários paroquiais, auxiliares e ao povo”, expressou dom João.

A manhã desta quarta-feira ficou reservada para a discussão sobre a agenda e o planejamento para 2025, encerrando com a Celebração Eucarística e almoço.

 

Fonte: CNBB Sul 3