Diocese

Clero diocesano se reúne em tarde de espiritualidade

Chegamos na semana que é o ápice do cristianismo. E, tradicionalmente, nos momentos que antecedem a Missa do Crisma, na Quarta-Feira Santa, o clero da Diocese de Montenegro se reúne numa tarde de espiritualidade. Todo este momento é preparado pelo grupo de padres que compõem a Pastoral Presbiterial. Neste ano, as atividades iniciaram no meio da tarde, na Cúria Diocesana, com a conferência do padre Rafael Martins Fernandes, doutor em Teologia Sistemática, pesquisador e presbítero da Arquidiocese de Porto Alegre. O tema foi a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
 
A fala do religioso foi orientada a partir do texto de sua autoria que tem como título “Os conselhos evangélicos à luz da Páscoa Cristã”. Para ele, falar em “conselhos evangélicos” é sempre algo complexo. Afinal, como destacou, basta uma rápida busca na internet para se chegar a muitos “conselhos” atribuídos aos Evangelhos. Mas, especialmente aos padres que estavam em formação, Rafael provocou a reflexão sobre o que de fato está nesta essência da narrativa evangélica sobre a vida de Cristo e, logo, que “conselhos” podemos retirar para vida cotidiana em nossas comunidades.
 
Por volta das 17h, desta Quarta-Feira Santa, 16/04, todo o clero deixou a Cúria e seguiu para a Catedral da Diocese de Montenegro. Lá, com as portas da Igreja abertas à comunidade, os padres iniciam um momento de muita espiritualidade: a sua celebração penitencial. Conduzido pelo padre Carlos Vicente, da Paróquia Sagrada Família, de Bom Retiro do Sul, todo o momento foi realizado pelos presbíteros. Depois da liturgia da palavra, um silêncio se fez na Catedral, pois chegou o momento de os padres buscarem o Sacramento da Reconciliação. Dois a dois, sentaram-se para, através do colega presbítero, buscar este Sacramento. Algumas pessoas da comunidade e seminaristas também acompanharam a celebração e se uniram em oração, buscando a Reconciliação.

Galeria de imagens