Igreja

Nota de pesar e Profissão de Fé na Ressurreição

“O bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (Jo 10,11).
 
Queridos e amados irmãos e irmãs da Diocese de Montenegro, com o coração entristecido, mas professando a fé na Ressurreição do Senhor, convido a todos e todas a nos unirmos em oração neste momento da páscoa do nosso amado e querido Papa Francisco.
 
Todos fomos testemunhas do exemplo que ele nos deu com seu ministério, aliás, um exemplo de vida. Francisco exerceu o Ministério Petrino entre nós, nos fazendo estar sempre muito próximo do anúncio do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e, ele próprio, vivendo o Evangelho.
 
Nos últimos dias, Papa Francisco, com sua fragilidade, se uniu a Via Crucis de Nosso Senhor Jesus Cristo. E, ainda ontem, Domingo de Páscoa, cumpriu, como um ato supremo de entrega, pois, mesmo com a saúde frágil, pronunciou a Benção Urbi et orbi sobre a cidade de Roma e sobre o mundo. Após a benção, ainda circulou entre a multidão, sendo assim, o seu adeus. Em um de seus últimos atos, Francisco mais uma vez revelou sua proximidade a todos. Proximidade esta sempre buscada por ele, algo que se tornou a marca de seu pontificado.
 
Em nossa Diocese, propomos que em todas as igrejas paroquiais e comunidades (capelas) toquem o sino, em tom fúnebre, ao meio-dia de hoje (21/04/2025). Também propomos que seja colocado um retrato do Papa Francisco junto à cruz e a vela do  Ano Jubilar no altar. Indicamos, ainda, que em todas as Missas, neste período de luto, se coloque entre as intenções a memória do Papa falecido.
 
Estamos unidos em oração e em comunhão com toda a Igreja.
 
Dom Carlos Romulo
Bispo diocesanano
Diocese de Montenegro, 21 de abril de 2025.