Igreja

Missa pelo Papa Francisco

Numa demonstração de união com a Igreja no mundo todo, a Diocese de Montenegro celebra hoje, 22/04, às 18h30, na Catedral diocesana, uma missa em sufrágio pela alma do Papa Francisco. Quem presidirá a missa será o pároco da Paróquia Catedral São João Batista e chanceler da Diocese de Montenegro, padre Diego Knecht. Dom Carlos Romulo, bispo diocesano, nesta semana de celebrações pascais está na região sul do estado, com seus pais, e retorna para a Cúria amanhã, quarta-feira, 22/04. "Somos profundamente gratos por carinho, entusiasmo que o Papa Francisco dedicou através de sua missão. Mesmo com a idade avançada, esteve na nossa frente nos chamando para o anúncio do Evangelho e destacando a alegria de viver a nossa fé", disse Dom Carlos em comunicado oficial.
 
A missa de sufrágio, ou missa pelos falecidos, é uma celebração em favor das almas dos mortos. O objetivo é interceder por elas e implorar a Deus que lhes conceda o perdão dos pecados e o descanso eterno. 
 
Despedidas em Roma
 
O Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano anunciou que na quarta-feira, 23/04, às 9h (horário local), o corpo do Papa Francisco será trasladado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. A procissão seguirá pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos até a Praça São Pedro, entrando em seguida na Basílica Vaticana pela porta central.
 
No sábado, 26/04, às 10h (horário local), será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
 
Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.