Diocese

Ordenação diaconal de Maicon Machry e Romaria Vocacional nesta sexta

Depois de quase dez anos de formação, o seminarista Maicon Rafael Machry será ordenado diácono nesta sexta-feira, 25/04, na Paróquia Nossa Senhora da Purificação, em Bom Princípio. A solenidade inicia às 19h30min e é um dos últimos passos para encerrar seu caminho de preparação ao sacerdócio. O Diaconato é um Sacramento, o primeiro grau do Sacramento da Ordem, que é dividido em três graus: diaconato, presbiterado, episcopado. O Diaconato confere ao ordenado uma atenção maior ao serviço da caridade, tendo em vista auxiliar os padres e bispos no cuiddado com o povo.
 
Para a Diocese de Montenegro, este é um momento de festa, especialmente para a área de animação vocacional. Por isto, a ordenação diaconal é o ponto alto da Romaria Vocacional, que é quando todo o povo da Diocese segue em Romaria pelas vocações até o local onde é realizada a solenidade. Neste ano, com uma ordenação em Bom Princípio, o entusiasmo é ainda maior, e não só porque esta é a paróquia onde Maicon realiza seu estágio pastoral. É que o município é sede do Seminário São João Maria Vianney, em geral onde os jovens iniciam sua caminhada formativa.
 
Foi neste seminário que, em 2014, Maicon começou a estudar. “Primeiro veio a decisão de entrar no seminário. Depois, sobre a decisão de seguir na formação, Deus foi me ajudando ao longo do processo”, explica o seminarista. Assim, de Bom Princípio, quando concluiu o Ensino Médio, foi viver o seu ano de discernimento no Seminário Propedêutico São Paulo Apóstolo em Montenegro. Avançando na formação, Maicon se mudou para o Seminário Maior São João Batista, em Viamão, para cursar Filosofia e Teologia na PUC-RS em Porto Alegre.
 
No entanto, foi-se o tempo em que um jovem que busca o sacerdócio ficava isolado do mundo num seminário. Hoje, na Diocese de Montenegro, todos os estudos, desde Ensino Médio à graduação, são feitos fora do Seminário. Além disso, toda esta caminhada é articulada com os estágios pastorais em diversas paróquias. “Minhas atividades pastorais foram realizadas na Comunidade São Jorge da Paróquia São João Batista em Brochier, Paróquia São Pedro em São Pedro da Serra e Barão, Setor Juventude, Paróquia Santo Inácio em Alto Feliz, Paróquia Cristo Redentor em Tupandi, Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Teutônia e Westfália e Paróquia Nossa Senhora da Purificação em Bom Princípio”, detalha Maicon.
 
Incentivo vocacional desde cedo
 
Normalmente, quando se fala em caminhada vocacional, ainda mais relacionando a história de vida de um seminarista como Maicon Rafael Machry, se pensa na vida religiosa. Mas, na Diocese de Montenegro se tem a preocupação em desenvolver as vocações como um todo. É bem verdade que se precisa de novos padres, religiosos e religiosas, mas a preocupação também é em nutrir bem a vocação leiga como um todo. O que acontece é que o Setor de Animação Vocacional, o SAV, abre as portas dos seminários para que se saiba mais sobre a vida religiosa e, uma vez decidindo por este caminho, vá amadurecendo sua decisão ao longo da formação.
 
Foi o que fez Maicon. Em 2011, ele recebeu o Sacramento do Crisma, como todo guri na sua idade, e começou a participar do Curso de Liderança Juvenil, o CLJ. A Santas Missões Populares, que ocorreram em 2012 na Diocese, o deixou ainda mais animado. Tal animação se somou a Jornada Mundial da Juventude, realizada em 2013 no Rio de Janeiro em que pode participar. “Foi ali que pude dimensionar o que é a Igreja e onde a fé que eu professava chegou”, recorda.
 
Kairós
 
Todo este processo vivido por Maicon o levou a ser convidado para conhecer o seminário e, ainda em 2013, começou a participar dos Encontros Vocacionais, os Kairós, como são chamados aqui na Diocese.  São como retiros, que ocorrem no Seminário de Bom Princípio. Promovido pelo SAV, que reúne leigos, leigas e padres, o objetivo é provocar jovens a momentos de reflexão, mas só. Lá, ocorrem diversas oportunidades de vivência da fé, desde práticas esportivas, gincanas até momentos de conversa e mais meditativos. “Também há todo acompanhamento do animador vocacional, que na minha época foi o padre Neimar Schuster [que hoje realiza doutorado na Alemanha]”, destaca Maicon.
 
Os encontros que Maicon participou são voltados para meninos. O próximo ocorre agora em maio, nos dias 3 e 4. É voltado para guris que estejam do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Quem deseja participar, basta buscar contato através do pároco de sua paróquia ou através de um dos integrantes do SAV. Além do Kairós masculino, há o feminino, para meninas que querem ter esta aproximação com a vida religiosa consagrada. Neste ano, ocorrerá entre os dias 28 e 29 de junho. O caminho para interessadas é também via paróquias ou SAV. “Deus tem uma vontade para cada um de nós e de diferentes formas ele vai manifestando esta vontade. É natural que tenhamos dúvida, mas, diante da dúvida, precisamos tomar uma decisão corajosa”, observa Maicon.

Galeria de imagens