Igreja

Dia Internacional da Família: a verdadeira base para vida social

O dia 15 de maio é marcado como Dia Internacional da Família. Proclamado pela Assembleias Geral da Organização das Nações Unidas, ONU, em 1993, a data destaca a importância que a comunidade internacional atribui às famílias. Para as Nações Unidas, é uma oportunidade para promover a conscientização sobre questões relativas às famílias e para aumentar o conhecimento dos processos sociais, econômicos e demográficos que afetam as famílias. Em 2025, o tema do Dia Internacional é “Políticas orientadas para a família para o desenvolvimento sustentável: Rumo à Segunda Cimeira Mundial para o Desenvolvimento Social”.
 
Para a Igreja, a família é a base da vida social, espaço em que as pessoas aprendem a viver em comunidade. Além disso, é entendida como o núcleo primeiro da vida cristã. Afinal, é em uma família que Deus se faz humano na pessoa de Jesus Cristo, mas, ainda, é na família que se tem os primeiros contatos com os princípios e valores cristãos. Não à toa, ao longo de sua história e de inúmeros pontificados, a Igreja tem produzido inúmeros documentos apostólico abordando diversos aspectos. Entre eles, Lumen Fidei (A Luz da Fé), que aborda a fé e sua influência na vida familiar; Laudato Si' (Louvado Sejas), em também traz uma reflexão sobre a importância da família na preservação da criação; Fratelli Tutti (Todos Irmãos), em que  a família aparece também como um espaço de fraternidade e solidariedade; e Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho), que, entre vários assuntos, incentiva a alegria da fé como fundamento da vida familiar.
 
Mais recentemente, em abril de 2016, foi publicada a Exortação Apostólica Amoris Laetitia, a Carta às Famílias, do Papa Francisco, documento que é fruto de dois Sínodos dos Bispos sobre a família que ocorreram no Vaticano em 2014 e 2015. Em 2025, ano de Jubileu da Esperança, ocorrerá uma celebração especial para as famílias de 30 de maio a 1º de junho em Roma, mas com atividades que devem se multiplicar em paróquias pelo mundo. Além disso, a Igreja no Brasil promove anualmente a Semana Nacional da Família, que neste ano será entre 10 e 16 de agosto e também terá como tema o Jubileu da Esperança.
 
Setor Família na Diocese de Montenegro
 
Seguindo as diretrizes da Igreja no mundo, a Diocese de Montenegro confere uma atenção às famílias, tendo um Setor Pastoral especialmente designado para acompanhar pastorais e movimentos que se relacionam com núcleos familiares. Para compreender a importância desta área, basta ouvir quem faz parte destes grupos e pastorais. É o caso de Rômulo e Litiele Rostirola, que integram o Movimento de Casais Jovens, MCJ. “Aprendemos sobre perseverança. Começamos a ter mais momentos de oração em família, ler mais a bíblia e também buscar conhecimento nos documentos da igreja. Participamos também da vida em comunidade, nos eventos da paróquia e como catequistas de matrimônio”, destacaram em depoimento concedido no início de maio, nas celebrações de 50 anos do MCJ.
 
Ricardo e Salete Bergmann também vivem a experiência de participarem de movimentos voltados à famílias, compõem Movimento de Cursilhos de Cristandade - MCC, ou somente Cursilho como é chamado. Em depoimentos concedidos em abril, quando da assembleia diocesana do grupo, eles explicaram que o que se vive no movimento transcende o espaço de Igreja. “Nosso movimento é voltado para aquelas pessoas que buscam respostas. E, com o nosso carisma próprio de atuarmos nos meios em que estamos inseridos, buscamos também mudar estas pessoas que nos cercam”, pontuou Ricardo.
 
Além do Cursilho e do MCJ, a Diocese de Montenegro conta ainda com o movimento Encontro de Casais com Cristo - ECC. Isso se formos relacionar diretamente com o Setor Família, que tem como orientador espiritual o padre Alexandre Baptista de Oliveira, da Paróquia Bom Jesus, de Triunfo. Além de movimentos e pastorais que estão em nível paroquial, há outros com representação diocesana que transversalmente tocam temas da família como a Pastoral Social, Pastoral da Criança e Setor Juventude. Acesse aqui o Guia de Pastoral e conheça em detalhes cada um destes pastorais e movimentos.