Diocese

Clero retorna às bases como peregrinos de esperança

Depois de cinco dias de retiro, na cidade de Veranópolis, na Serra, o clero da Diocese de Montenegro encerrou seu encontro anual no final da manhã desta sexta-feira, 16/05. O tema, conectado com o Ano Santo, presbíteros como peregrinos de esperança, foi proposto pelo pregador oficial, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson. “Escolhi este tema exatamente porque a missão, o ministério do presbítero, se situa dentro da experiência do Jubileu da Esperança”, observou o pregador. Para ele, desde o livro de Gênesis temos figuras peregrinas como Abraão, Isaque, Sara e Jacó.
 
No entanto, Dom Jackson observa que é em Jesus Cristo que a promessa se renova. “Com Jesus ressuscitado, o Reino de Deus é uma grande promessa para nós. Nossa pátria definitiva é o céu, por isso nós somos peregrinos de esperança marchando para esta única e definitiva meta”, diz. O que significa que durante esta jornada somos convidados a partilhar a experiência de Cristo na vida em comunhão, especialmente com atenção àqueles menores da sociedade e que requerem mais atenção. E, segundo Dom Jackson, o presbítero tem a missão de, tal como fez Jesus com os apóstolos, orientar e acompanhar o povo de Deus nesta jornada.
 
A perspectiva do arcebispo conecta diretamente com a ideia de um retiro ao clero diocesano, ou seja, promover aos religiosos a oportunidade de buscarem um outro olhar sobre as suas realidades para renovarem suas esperanças e se fortalecerem para a missão. Agora, já a partir da noite desta sexta, 16/05, os padres estão de volta nas suas bases para reiniciarem sua peregrinação. “O padre é um peregrino de esperança porque marcha com o olhar firme na meta definitiva, que é céu, mas, ao mesmo tempo, vai concretizando a sua missão no ministério. Neste momento em que fazemos retiro espiritual, é bonito perceber a unidade de sacerdote. Quando o clero está reunido em oração, toda a diocese esta integrada”, resume Dom Jackson.
 
União e integração ficam mais evidentes a partir das fotos compartilhadas pelo padre Rafael Holdefer Bohrer, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Portão, e referencial da Pastoral da Comunicação - Pascom. Nelas, são retratados as últimas atividades do retiro, como a Via Lucis da noite de quinta, 15/05, e as despedidas e foto após a missa de encerramento na manhã de sexta.

Galeria de imagens