Diocese

Apostolado da Oração celebrou ano jubilar em 2019

O Apostolado da Oração completou em 2019, 175 anos de sua fundação. Comemorando o ano Jubilar, o ícone do Sagrado Coração de Jesus, percorreu comunidades do mundo todo.

Em junho de 2019 iniciou a peregrinação do ícone na diocese de Montenegro, recebido em 29 paróquias. A coordenadora do Apostolado da Oração na Diocese de Montenegro, Walmi Welter relata: “Essa peregrinação trouxe bênçãos, alegria e conforto a muitos. Deu novo ânimo aos grupos do Apostolado da Oração/Rede Mundial de Oração do Papa, que vão se reencontrar em 28/06/2020, em São Sebastião do Caí num encontro diocesano. “O Coração de Jesus foi ferido na cruz e hoje Ele é força para nossos corações”, destaca.

 

Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração nasceu numa casa de estudos da Companhia de Jesus, em Vals perto de Le Pruy na França.

No dia da festa de São Francisco Xavier em 1844 o Pe. Francisco Xavier Gautrelet, explicou a um grupo de orações e sacrifícios que poderiam levar o preciosissimo auxilio aqueles que trabalham já na seara do Senhor.

As ideias propostas naquela exortação espiritual que deram origem ao Apostolado da Oração foram imediatamente concretizadas por aqueles jovens dentro do colégio.

Divulgadas depois por alguns sacerdotes nas regiões vizinhas, em breve se tornaram conhecidas em toda França e não tardaram a ser levadas a outras nações.

Para difundir estas idéias, o padre Gautrelet sugeriu uma pequena organização, que levou o nome de “Apostolado da Oração”. Foi aprovada pelo Bispo de Le Puy, e o Papa IX concedeu-lhe em 1849 as primeiras indulgências.

A divulgação do Apostolado da Oração no mundo deve-se, sobretudo ao Pe. Henrique Ramiere. Foi ele o grande organizador e promotor do Apostolado da Oração.

Quando Pe. Henrique Ramiere morreu em 1883 o Apostolado contava no mundo todo com 35.600 centros com mais de 13 milhões de associados.

No Brasil o primeiro centro foi fundado em 30 de junho de 1867 no Recife -PE na igreja de Santa Cruz, oficiada pelos padres jesuítas que haviam chegado a Pernambuco em 1865.