Dom Carlos comenta orientações em relação ao COVID-19 (Coronavírus)

Em sua fala para o Programa Diocese da Alegria desta semana, Dom Carlos Romulo comentou sobre orientações e cuidados em relação ao COVID-19 (Coronavírus).

Lembrando que a Visita Ad Limina, que aconteceria no próximo dia 21 de março em Roma, foi suspensa devido ao surto da doença na Itália, o bispo diocesano de Montenegro ressaltou a importância de estarmos atentos às orientações fornecidas pelas autoridades de saúde: “Enquanto não houver outra orientação, nós continuamos nos encontrando em comunidade normalmente, mas observando os cuidados básicos. Devemos criar um clima de confiança e solidariedade em nossas comunidades, para que possamos ser responsáveis uns pelos outros, evitando os modos de propagação da doença”.

Dom Carlos salientou ainda a importância de estarmos atentos também na oração: “Diante dessa realidade tão dura, que tem atingido as pessoas mais fragilizadas, somos chamados à oração…pelo mundo, pelo povo, pelos pobres e pelos idosos. Vamos pedir a proteção divina para que nos livre dessas calamidades”.

Orientações para igrejas e comunidades

1. Evitar o aperto de mãos durante a acolhida aos fiéis;
  1. Não dar as mãos durante a oração do Pai nosso;
  1. Omitir o abraço da paz;
  1. Distribuir a comunhão, exclusivamente, na mão.

1ª Vivência Catequética será mantida

Dom Carlos Romulo, emitiu um comunicado sobre a 1ª Vivência Catequética Diocesana:

Caríssimos irmãos e irmãs: Paz! No próximo domingo, dia 15 de março, confirmamos a Vivência Catequética, que acontece no Seminário em Bom Princípio. Como o Conselho de Saúde do Município de Bom Princípio orientou o cancelamento de eventos, surgiu uma dúvida também para o nosso encontro. Em contato com as autoridades locais, nos tranquilizaram dizendo que nosso encontro é de um grupo bem específico e o pavilhão do Seminário é um espaço aberto e ventilado. Importante reafirmar o convite para Catequistas e equipes de liturgia, pois como circulam muitas informações e às vezes, algum pânico, pode gerar desorientação. Com tranquilidade e responsabilidade vamos fazer nosso encontro, pensando no grande bem que é a Iniciação à Vida Cristã em nossas comunidades e a bela missão que desenvolvem tanto Catequistas como Equipes de Liturgia. Como sempre, lembrar o lanche para partilhar ao meio dia e a cadeira de praia, para ficarem bem acomodados. Começamos às 8hs e encerramos com a Missa às 14,30. Todos convidados para o Envio dos Catequistas.

Nossa oração e comunhão.