Retiro do clero: momento de renovar esperanças para a missão
Todos os padres da
Diocese de Montenegro, juntamente com o bispo diocesano
Dom Carlos Romulo e com o bispo emérito
Dom Paulo De Conto, estão
em retiro, na cidade de
Veranópolis, na
Serra, desde a segunda-feira, 12/05. O tema do retiro é “
presbítero como peregrino de Esperança”, alinhado com o
Jubileu da Esperança de 2025. O encontro ainda conta com a participação de
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, o atual arcebispo de
Olinda e Recife, que cumpre a função de pregador oficial do retiro.
Quem já viveu a experiência de um retiro, sabe que este é um tempo de literalmente retirar-se, afastar-se do mundo e olhar para si. Como destaca o padre Eduardo Schuster, da paróquia São Sebastião de São Sebastião do Caí e coordenador da Pastoral Presbiteral, um retiro é como um tempo para olharmos para nossa vida, nossa missão, desde um outro lugar. Assim como ele, muitos padres do clero destacam este momento como fundamental para seguir mais fortalecidos na missão.
Ainda em retiro, o
padre Eduardo Hass, da
Paróquia Cristo Redentor, de
Tupandi, observa que “é uma graça muito especial poder viver um retiro assim”. E enfatiza: “não é perda de tempo. Ele nos ajuda a servir melhor na missão que recebemos. É um grande desafio guardar tempo para nós e para confrontar-nos com nossa vida, com nossas escolhas”. Em
texto publicado pela
Diocese de Montenegro,
Haas ainda reflete sobre a importância de nos reconectarmos com o tempo em nossa vida cotidiana de forma menos visceral, correndo menos e com menos estresse e tensão. Ele finaliza o texto com uma provocação: “E tu, encontras tempo para ti?”.
Dom Carlos, bispo diocesano,
em vídeo enviado durante o retiro aos fiéis da
Diocese de Montenegro, observa que este tempo não é só fundamental para missão como também é um tempo de alegria. E se engana quem pensa que os padres, mesmo longe de suas paróquias, usam este tempo para se desconectar de seu povo. “Agradecemos ao povo que ora por nós, todos que nos acompanham com sua oração. Nós também estamos rezando por todos vocês, trazendo para nosso retiro também as realidades de dor e sofrimento de nosso povo”, observa
Dom Carlos, em vídeo
publicado nas redes sociais da
Diocese.
E para reforçar a conexão com os fiéis da Diocese de Montenegro, o padre Rafael Holdefer Bohrer, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Portão, mais jovem padre ordenado da Diocese e coordenador da Pastoral da Comunicação, Pascom, partilha algumas imagens de momentos do retiro. Em especial, a missa celebrada por ele diante de todo o clero diocesano. Também retrata a celebração penitencial dos padres e momentos de estudos e reflexão. O retiro anual do clero da Diocese de Montenegro encerra no fim da manhã desta sexta-feira, 16 de maio. Depois, todos os padres voltam para suas paróquias para celebrações e compromissos do fim de semana.